Dois trabalhos de pesquisa do Cesuca foram divulgados no XIV ENAM

O curso de Enfermagem do Cesuca – Faculdade Inedi participou do XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENACS), realizado entre os dias 22 e 25 de novembro de 2016, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Do curso de Enfermagem do Cesuca, participaram a professora Mestre Márcia Dornelles Mariot e a acadêmica Bianca Clasen Gonçalves. O trabalho intitulado “Percepções do Acadêmico de Enfermagem sobre a Humanização do Parto e Nascimento”, foi apresentado na modalidade de pôster pela aluna do curso de Enfermagem, Bianca Gonçalves. A pesquisa é de autoria da professora Mestre Márcia Mariot e da coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Inedi, doutora Fátima Helena Cecchetto.

O trabalho intitulado “Percepções do Tutor sobre a implementação da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no município de Porto Alegre” foi apresentado na modalidade de comunicação oral pela professora Márcia Mariot. Segundo a docente, o trabalho é oriundo da pesquisa de dissertação do seu mestrado.

De acordo com a professora Márcia, a participação no ENAM proporcionou um espaço de discussão, reflexão, troca de saberes e experiências entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores públicos, grupos de mães e estudantes com foco em questões que envolvem a prática de amamentar e alimentação complementar. “Esse encontro é uma oportunidade de construir e fortalecer conhecimentos”, ressaltou.

De âmbito nacional, o encontro é voltado para a atualização e o debate amplo sobre o aleitamento materno em defesa das crianças pequenas a uma alimentação saudável desde o nascimento. O XIV ENAM e IV ENACS deste ano tem como tema “Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: Sustentabilidade no Século XXI”.

Durante a viagem a Florianópolis, a professora Márcia e a aluna Bianca participaram de visita técnica ao Centro-Obstétrico do Hospital Universitário da UFSC para conhecer o seu funcionamento e trocar experiências sobre as boas práticas de atenção ao parto e nascimento.