Mais de 800 estudantes do Ensino Médio conferiram a apresentação da equipe de robótica, composta por alunos da Rede Pública de Gravataí. A iniciativa, do curso de Engenharia de Produção do Cesuca, foi destaque e atraiu a atenção dos visitantes.

Conforme o coordenador e membro da equipe de robótica The Brazilian Trail Blazers #1772, Maicon Albuquerque, essa é a primeira equipe de robótica formada por alunos de escolas públicas da América Latina. O objetivo é estimular estudantes de escolas públicas a ampliarem seus conhecimentos nas áreas da ciência e da tecnologia por meio de atividades práticas e teóricas. Criado em 2005, o programa prepara jovens para trabalharem em prol do crescimento próspero do mundo tecnológico e da economia global.

De acordo com o coordenador e professor do curso de Engenharia de Produção do Cesuca, Mestre Marlon Moraes, a atividade visa despertar o interesse de estudantes pelo desenvolvimento tecnológico e científico. Para Gabriela Ribeiro, integrante do grupo, a ideia é divulgar o trabalho, mostrar como funciona o robô e buscar interação. Diversos alunos tiveram a oportunidade de pilotar o robô com o auxílio dos mentores e membros da equipe.

A equipe de robótica participa, anualmente, da maior competição de robótica do mundo, a FIRST Robotics Competition – FRC, disponibilizando aos alunos além de aprendizado acadêmico, experiência cultural na viagem a outros países. O grupo já esteve participando de campeonatos de robôs nos Estados Unidos (EUA), China, Canadá e a expectativa é ir para Austrália em 2017. A equipe de robótica reúne vários prêmios e destaques em diferentes países.

Para participar das competições, os integrantes das equipes de robótica são convidados a projetar, programar e construir robôs que executem tarefas específicas com base em proposta de jogo que mudam todo o ano. Cada equipe tem seis semanas para concluir seu projeto e enviá-lo ao local onde competirá.