Capacitação de Tradutor-Intérprete de Libras e Português

Curso de Capacitação de Tradutor-Intérprete de LIBRAS e Português – 2ª Edição

Introdução

O profissional Tradutor e Intérprete de Libras deverá desenvolver suas competências em âmbito da inclusão social, de acordo com a legislação vigente do país e o mercado de trabalho onde o mesmo estará inserido.

Objetivo Geral

• Proporcionar conhecimentos de competências linguística e tradutória no âmbito dos Estudos da Tradução e Linguística Aplicada a Língua de Sinais.

Objetivos Específicos

• Capacitar tradutor-intérpretes de Libras e português, a fim de garantir a exigência do mercado de trabalho no exercício da profissão.
  • Vivenciar práticas do ato de traduzir de Libras para Português e Português para Libras.

Justificativa

Existe uma necessidade de capacitar os alunos para atuarem no mercado de trabalho fazendo uso da Língua Brasileira de Sinais como instrumento de comunicação.

80% Presencial e 20% à Distância.

Metodologia

Nas aulas presenciais, o curso utiliza a aula dialogada, que é um recurso didático em que se manifesta pela exposição de conteúdo, havendo a participação, o envolvimento dos educandos de forma efetiva. Portanto, nesse contexto, o educador atua como mediador, cuja proposta é deixar lacunas para novas discussões, reflexões e questionamentos acerca do objeto em estudo, sempre levando em consideração os conhecimentos prévios que dele provém.

O curso utiliza nas aulas à distância o ambiente virtual do Moodle, software educacional livre que foi desenhado para possibilitar grande interação entre alunos e tutores, e também para uma produção que fomente a autonomia. É uma interface muito propícia à aprendizagem mediada, ou seja, às metodologias de cunho sóciointeracionistas e/ou construtivistas. A metodologia, nesse caso, comporta a socialização das experiências e a construção coletiva dos saberes entre os cursistas e o tutor, possibilitando aprendizagens significativas.

Ao final das disciplinas do curso, os alunos terão AULAS PRÁTICAS de 30h. Essas atividades serão desenvolvidas na instituição sob a supervisão do coordenador do curso.

• Introdução a Educação a Distância (12h) – EAD
  • Língua Brasileira de Sinais I (20h) – PRESENCIAL
  • Cultura e Literatura Surda (12h) – EAD
  • Introdução aos Estudos da Tradução (12h) – EAD
  • Estudos da Tradução I (12h) – PRESENCIAL
  • Fonética, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática (16h) – PRESENCIAL
  • Ética Pessoal e Profissional (12h) – EAD
  • Classificadores (12h) – EAD
  • Língua Brasileira de Sinais II (20h) – PRESENCIAL
  • Aquisição da Linguagem e Aquisição da 2ª Língua (12h) – PRESENCIAL
  • Estudos da Tradução II (12h) – PRESENCIAL
  • Tradução e Interpretação de Libras I (12h) – PRESENCIAL
  • Laboratório de Interpretação em Libras/Português (20h) – PRESENCIAL
  • Língua Brasileira de Sinais III (20h) – PRESENCIAL
  • Estudos da Tradução III (12h) – PRESENCIAL
  • Tradução e Interpretação de Libras II (12h) – PRESENCIAL
  • Laboratório de Interpretação em Libras/Português II (12h) – PRESENCIAL
  • ATIVIDADES PRÁTICAS (30h)

Público-alvo

Comunidade interessada na profissionalização de tradutor-intérpretes de Libras e Português com atuação em escolas, empresas, órgãos públicos e privados. Alunos concluintes dos cursos intermediários e avançados de Libras. Profissionais atuantes na área de tradução e interpretação de Libras/Português com certificação do Prolibras, porém sem a formação acadêmica. Professores atuantes na educação dos surdos e que desejam a formação como tradutor- intérpretes de Libras e Português.

OBS.: PROVA DE AVALIAÇÃO: DOMÍNIO DE LIBRAS

Dia e Horário

• Sábados – 08h às 12h
  • Início: 20/08/2016

• Público Externo: 18x de R$ 235,00 | Total: R$ 4.230,00
  • Alunos Cesuca e convênios (20% de desconto): 18x de R$ 188,00 | Total: R$ 3.384,00

Documentos para Matrícula

• Cópia do RG, CPF, Histórico Escolar do Ensino Médio e Comprovante de Residência.

Informações: idiomas@cesuca.edu.br ou pelo telefone (51)3396.1000