O NOA foi implantado na Instituição em 2006 e concebido em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES. Prevê a realização de ações capazes de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento humano e profissional, bem como as relações interpessoais. Dessa forma, se constitui em uma política de atendimento aos discentes, a qual é traduzida em serviços que preveem o acompanhamento psicopedagógico e psicológico dos acadêmicos. São oferecidos os serviços abaixo elencados:

O NOA – Atendimento ao Acadêmico conta com diversos serviços, entre eles:

  • Atendimento Psicoterápico Breve Individual e Grupal;
  • Avaliação e Atendimento Psicopedagógico;
  • Oficinas com temáticas diversas;
  • Grupos de Orientação Profissional;

Se você é aluno da instituição, realize sua inscrição no NOA:

Núcleo de Orientação Acadêmica
Rua Silvério Manoel da Silva, 160 – 4o andar, bloco II
Bairro Colinas – Cachoeirinha/RS, Cep: 94940-243
Tel: (51) 3396.1040
E-mail: secretaria.saude@cesuca.edu.br

Responsável: Psicóloga Doutora Evanisa Helena Maio de Brum – noa@cesuca.edu.br

Atendimentos 2016/1

Atendimentos individuais

No primeiro semestre de 2016 (de 04/01/16 à 29/07/16) foram realizados 267 atendimentos individuais no Núcleo de Orientação Acadêmica. Estes atendimentos contemplaram a 27 estudantes do CESUCA. A procura pelos atendimentos na grande maioria foi espontânea.

  • Alunos da Instituição
    • Total dos Atendimentos Individuais: 267
    • Número de Alunos Atendidos Individualmente: 27

O gráfico abaixo indica o percentual de demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2016/1

Grupo realizados

Tendo em vista a demanda encontrada nos atendimentos individuais aos acadêmicos e diversos estudos sobre a necessidade de trabalhar-se tais questões, foram oferecidas, neste semestre, duas oficinas:

  • Oficina Acadêmica – Orientação Profissional
    • Total de 15 alunos = 83 atendimentos.
  • Oficina Acadêmica – Métodos de Estudos
    • Total de 14 alunos = 97 atendimentos.

Neste semestre, participaram das quatro oficinas um total de 29 alunos, contemplando 180 atendimentos prestados.

Atendimentos 2015/2

Atendimentos individuais

No segundo semestre de 2015 (de 05/08/15 à 31/12/15) foram realizados 164 atendimentos individuais no Núcleo de Orientação Acadêmica. Estes atendimentos contemplam a 25 estudantes do CESUCA. A procura pelos atendimentos na grande maioria foi espontânea.

  • Alunos da Instituição
    • Total dos Atendimentos Individuais: 164
    • Número de Alunos Atendidos Individualmente: 25

O gráfico abaixo indica o percentual de demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2015/2

Grupo realizados

Tendo em vista a demanda encontrada nos atendimentos individuais aos acadêmicos e diversos estudos sobre a necessidade de trabalhar-se tais questões, foram oferecidas, neste semestre, quatro oficinas:

  • Oficina Acadêmica – Resiliência e Bem-estar
    • Total de 32 alunos = 218 atendimentos.
  • Oficina Acadêmica – Gestão do Tempo
    • Total de 29 alunos = 183 atendimentos.
  • Oficina Acadêmica – Métodos de Estudos
    • Total de 31 alunos = 193 atendimentos.

Neste semestre, participaram das quatro oficinas um total de 92 alunos, contemplando 594 atendimentos prestados.

Atendimentos 2015/1

Atendimentos individuais

No primeiro semestre de 2015 (de 05/01/15 à 31/07/15) foram realizados 207 atendimentos individuais no Núcleo de Orientação Acadêmica. Estes atendimentos contemplam a 37 estudantes do CESUCA. A procura pelos atendimentos na grande maioria foi espontânea.

  • Alunos da Instituição
    • Total dos Atendimentos Individuais: 207
    • Número de Alunos Atendidos Individualmente: 37

O gráfico abaixo indica o percentual de demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2015/1

Grupo realizados

Tendo em vista a demanda encontrada nos atendimentos individuais aos acadêmicos e diversos estudos sobre a necessidade de trabalhar-se tais questões, foram oferecidas, neste semestre, quatro oficinas:

  • Oficina Acadêmica – Resiliência e Bem-estar
    • Total de 15 alunos = 88 atendimentos.
  • Oficina Acadêmica – Gestão do Tempo
    • Total de 19 alunos = 126 atendimentos.
  • Oficina Acadêmica – Métodos de Estudos
    • Total de 11 alunos = 79 atendimentos.
  • Oficina Acadêmica – Orientação Profissional
    • Total de 7 alunos = 39 atendimentos.

Neste semestre, participaram das quatro oficinas um total de 52 alunos, contemplando 332 atendimentos prestados.

Atendimentos 2014/2

Atendimentos individuais

No segundo semestre de 2014 (de 01/09/14 à 22/12/14) foram realizados 130 atendimentos individuais no Núcleo de Orientação Acadêmica. Estes atendimentos contemplam a 26 estudantes do CESUCA. A procura pelos atendimentos na grande maioria foi espontânea.

  • Alunos da Instituição
    • Total dos Atendimentos Individuais: 130
    • Número de Alunos Atendidos Individualmente: 26

O gráfico abaixo indica o percentual de demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2014/2

Grupo realizados

Tendo em vista a demanda encontrada nos atendimentos individuais aos acadêmicos e diversos estudos sobre a necessidade de trabalhar-se tais questões, foi oferecida, neste semestre, uma oficina:

  • Oficina Acadêmica – Orientação Profissional

Neste semestre, participaram da oficina um total de 22 alunos, contemplando 75 atendimentos prestados.

Atendimentos 2014/1

No segundo semestre de 2013 (de 01/01/14 à 01/06/14) foram realizados 104 atendimentos individuais no Núcleo de Orientação Acadêmica. Estes atendimentos contemplam a 51 estudantes do CESUCA. A procura pelos atendimentos na grande maioria foi espontânea, embora 36 fizessem parte do projeto “Gestão da Vida Acadêmica”.

O gráfico abaixo indica o percentual de demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2014/1

Atendimentos 2013/2

No início do segundo semestre de 2013 (de 21 de Julho à 27 de Setembro) foram realizados 78 atendimentos individuais no Núcleo de Orientação Acadêmica. Estes atendimentos contemplam a 29 estudantes do CESUCA. A procura pelos atendimentos na grande maioria é espontânea, embora quatro casos fossem encaminhados pela própria instituição. Destes, uma aluna foi encaminhada por Coordenador de Curso, dois pela Clínica de Saúde Mental e um por Professor.

Dos 29 estudantes atendidos, 12 ainda se encontram em acompanhamento. O gráfico abaixo indica o percentual de demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2013/2

Atendimentos 2013/1

No início do primeiro semestre de 2013 foram realizados 183 atendimentos individuais no Núcleo de Orientação Acadêmica; e estes atendimentos contemplam a 52 estudantes do CESUCA. O gráfico abaixo indica o percentual de demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2013/1

Atendimento 2012/2

No segundo semestre de 2012 foram atendidos 58 acadêmicos em atendimento individual, sendo que 11 permanecem em atendimento no momento. O número de atendimentos individuais destes acadêmicos soma um total de 298. O número de encaminhamentos para continuidade de atendimento psicológico e/ou avaliação de outros especialistas (neurologista, psiquiatra) soma 14 indicações. O gráfico abaixo indica o percentual de demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2012/2

Atendimento 2012/1

No primeiro semestre de 2012 o NOA realizou 435 atendimentos individuais a 72 acadêmicos. Destes acadêmicos 19 seguiram em atendimento em 2012/2 e 12 foram encaminhados para atendimento psicológico e/ou avaliação de outros especialistas (neurologista, psiquiatra). O gráfico abaixo indica o percentual da demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2012/1

O número total de acadêmicos encaminhados ao NOA através dos relatórios de alunos com baixo aproveitamento em G1 preenchidos pelos professores foi de 476. Destes, 158 manifestaram interesse em receber atendimento no NOA, mas apenas 59 inscreveram-se para participar dos treze (13) grupos intitulados Gestão do Aprender realizados no primeiro semestre de 2012, aos quais compareceram 37 acadêmicos.

Atendimento 2011/2

No segundo semestre de 2011 o NOA realizou 450 atendimentos a 63 acadêmicos. O gráfico abaixo indica o percentual da demanda dos atendimentos:

Atendimento NOA 2011/2

O número total de acadêmicos encaminhados ao NOA através dos relatórios de alunos com baixo aproveitamento em G1 preenchidos pelos professores foi de 279. Destes, 119 foram contatados para participarem nos quatro (4) grupos intitulados Gestão do Aprender realizados no segundo semestre de 2011, aos quais compareceram 14 acadêmicos.

Atendimentos 2011/1

No primeiro semestre de 2011 o NOA realizou 262 atendimentos individuais a 47 acadêmicos, representados no gráfico abaixo de acordo com a demanda.

Atendimento NOA 2011/1

Um total de 124 acadêmicos foram encaminhados ao NOA através dos relatórios de alunos com baixo aproveitamento em G1 preenchidos pelos professores. Destes, 36 informaram não ter interesse em receber atendimento, 21 não foram encontrados e 65 confirmaram participação nos grupos. Foram realizados 5 grupos, nos quais compareceram 22 acadêmicos, configurando 27 atendimentos. Destes, 6 foram encaminhados para atendimento individual.

Atendimentos 2010

No ano de 2010 o NOA realizou cento e noventa e oito (198) atendimentos que foram destinados a alunos dos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis, Matemática, Pedagogia e Psicologia. Os motivos pelos quais os alunos buscaram os atendimentos oferecidos pelo NOA foram: 58% por dificuldades familiares ou pessoais; 26% por dificuldades de aprendizagem; 14% por dificuldades no trabalho e 2% para orientação profissional. Estes dados encontram-se no gráfico abaixo:

Atendimento NOA 2010

É possível constatar que o NOA desde 2006 até janeiro de 2010 realizou setecentos e quarenta e sete (747) atendimentos psicológicos e psicopedagógicos aos acadêmicos e que a maioria destes atendimentos, como demonstrado nos gráficos acima, estavam relacionados a dificuldades familiares ou pessoais.

Atendimentos 2009

O NOA realizou durante o ano de 2009 cento e sessenta e nove atendimentos aos discentes, sendo que noventa e cinco ocorreram no primeiro semestre e setenta e quatro no segundo semestre. Estes atendimentos destinaram-se a sessenta e nove alunos. Destes alunos 28 eram do curso de Administração; 16 do curso de Ciências Contábeis; 17 do curso de Pedagogia; 3 do curso de Matemática; 3 do curso de Psicologia e 2 eram alunos da Especialização.

Os motivos pelos quais os alunos buscaram os atendimentos oferecidos pelo NOA foram: 40% por dificuldades no trabalho, 30% por dificuldades de aprendizagem, 21% por dificuldades familiares, 5% por transtornos alimentares e 4% para realizar orientação profissional. Estes dados encontram-se no gráfico abaixo:

Atendimento NOA 2009

Portanto, em relação aos atendimentos psicológicos é possível constatar que, de forma geral, os alunos buscaram ajuda para resolver questões pessoais, as quais estavam afetando os processos de ensino aprendizagem destes alunos.

Atendimento 2008

Atendimento NOA 2008

  • Coordenação
  • Prof. Dr. Evanisa Helena de Maio Brum – Psicóloga
  • Equipe Técnica
  • Gislaine Durante – Psicóloga – CRP 07/10244
  • Oferecer atendimento psicopedagógico individual e grupal aos acadêmicos;
  • Oferecer atendimento psicológico individual e grupal aos acadêmicos;
  • Acolher estudantes com demandas psicológicas urgentes;
  • Realizar encaminhamentos a serviços de saúde especializados da região, se necessário;
  • Promover habilidades acadêmicas;
  • Oferecer oficinas aos acadêmicos com temas relacionados à aprendizagem;
O NOA é um lugar no qual os acadêmicos encontram um espaço de escuta e atenção a dificuldades decorrentes do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, se destina a todos que apresentam uma das questões abaixo relacionadas:

  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Baixo rendimento acadêmico (notas abaixo da média);
  • Desmotivação com o curso;
  • Dúvidas sobre estar no curso correto;
  • Dificuldades para lidar com situações de tensão acadêmica;
  • Ansiedade para realizar apresentações de trabalhos;
  • Fragilidades emocionais, familiares, sociais e acadêmicas;
  • Atenção a estudantes com necessidades educativas especiais;
  • Dificuldades no relacionamento acadêmico;
  • Sentimentos de discriminação de qualquer natureza;
  • Dificuldades pessoais;
  • Dúvidas sobre como se inserir no mercado de trabalho;
  • Avaliações de potencialidades e dificuldades no ensino-aprendizagem;
  • Preocupação com uso frequente de álcool e drogas;
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição na recepção do 4o andar do prédio II e aguardar a chamada para o atendimento.

  • Horário de Atendimento:
  • Segunda à Sexta-Feira, das 16h às 22h.

 

  • Endereço para correspondência:
  • Núcleo de Orientação Acadêmica
  • Rua Silvério Manoel da Silva, 160 – 4o andar, bloco II
  • Bairro Colinas – Cachoeirinha/RS
  • Cep: 94940-243
  • Fone: (51) 3396.1040
  • E-mail: gislainedurante@cesuca.edu.br