Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação - EIRC


Ao criar o Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação (EIRC), em atendimento às diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que foi instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, a Faculdade Inedi – Cesuca dá importante passo para a execução do Programa Institucional de Internacionalização. Esse departamento é responsável por elaborar documentos, estudos e planejamentos relativos aos assuntos de internacionalização bem como acompanhar e executar projetos e ações locais pertinentes ao tema.

Os programas tratados são: Bolsa Santander Ibero, Bolsa Santander Graduação, Convênios, Mobilidade Acadêmica Interna, Eventos, Intercâmbios, Pesquisas, MAI, Bolsas Internacionais do Programa Santander Universidades.

 

Membros do EIRC – Cesuca
O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação da Cesuca é composto por:

 

Coordenador

Prof. Dr. Gabriel Ferreira Nicoloso

 

Professores Assistentes

Profa. Ma. Caroline Prates

Prof. Me. Guilherme Pressi

Profa. Ma. Juliana Saboia de Melo

 

Professores do Conselho Consultivo
Prof. Dr. Gabriel Aguilar (UNICID e Cruzeiro do Sul), Prof. Me. André Ricardo Leão (UDF), Prof. Dr. Fábio Scopel Vanin (FSG), Prof. Me. Edilson Geraldo de Almeida (FASS), Profa. Dra. Milena Fernandes Maranho (CEUNSP), Prof. Dr. Edson Trajano Vieira (Módulo), Prof. Me. Gleison Luís Araújo (UNIFRAN), Prof. Dr. Gabriel Ferreira Nicoloso, Profa. Ms. Vivian Fernandes (Braz Cubas), Prof. Esp. Arthur Lima (UNIPÊ).

 

O primeiro intercâmbio do curso de Psicologia aconteceu por meio de convênio da Cesuca com a Universidade Católica da Argentina (UCA), em que alunas e professora foram enviadas àquela instituição em maio de 2019 para uma estada de três dias. Em outubro, ainda naquele ano, três estudantes da Psicologia, bolsistas de iniciação científica de pesquisa, passaram cerca de um mês na Universidade do Nebraska em Lincoln, Estados Unidos, participando de atividades de ensino e pesquisa.
O caminho inverso também é válido, na situação em que a Cesuca recebe estudantes estrangeiros em suas dependências.
A Cesuca é membro desde 2012 da Rede Iberoamericana de Facultades y Escuelas de Derda América Latina, o que facilita a aproximação entre os cursos de Direito de diversos países, como Brasil, Equador, Paraguai, Cuba, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Espanha e Colômbia.

 

Contatos com a coordenação do EIRC- Faculdade Inedi – Cesuca:

Telefone (51) 3396 1000

E-mail: eirc@cesuca.edu.br

 

Núcleo dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação da Cruzeiro do Sul Educacional – (NEIRC)

Conforme a portaria nº 006/2021, o Núcleo dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação (NEIRC) é o órgão responsável por viabilizar a atuação em redes, o planejamento estratégico geral, apoio e acompanhamento dos programas, projetos e ações de internacionalização cultural e/ou acadêmica a serem implementadas pelos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação de cada instituição de ensino superior da Cruzeiro do Sul Educacional.

 

Portaria nº 006/2021

Programas de Intercâmbio da Cesuca


Bolsas Internacionais do Programa Santander Universidades

Os contatos com a coordenação do EIRC- Cesuca podem ser feitos através do telefone: (51) 3396 1000 ou pelo e-mail: brunaseibel@cesuca.edu.br

 

Programa Santander Graduação
Periodicidade: semestral
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente na graduação
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período, excelente desempenho acadêmico, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html

 

Programa Santander Ibero-Americano
Periodicidade: semestral (suspenso devido as limitações de mobilidade imposta pela pandemia da COVID-19)
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente em intercâmbio na Argentina, Colômbia, Chile,
Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México ou Uruguai
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período, excelente desempenho acadêmico, ser aprovado em processo de intercâmbio, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html

 

Programa Santander Superamos Juntos
Periodicidade: semestral
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente na graduação
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período e permanecer matriculado durante o período da bolsa, excelente desempenho acadêmico, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal e Redes Sociais Oficiais
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html

Instituições Conveniadas