Alunas do curso de Administração da Cesuca tem trabalho elogiado em congresso

Dia 03 de dezembro, as alunas egressas do curso de Administração da Cesuca, Caroline Gonçalves de Freitas e Rafaela Britto Ibanez, juntamente com a Profa. Me. Juliana Saboia, apresentaram artigo no Convibra. […]

15/12/2020

Dia 03 de dezembro, as alunas egressas do curso de Administração da Cesuca, Caroline Gonçalves de Freitas e Rafaela Britto Ibanez, juntamente com a Profa. Me. Juliana Saboia, apresentaram artigo no Convibra. O tema do trabalho foi: “A Percepção da futura Bacharela em Administração sobre o Mercado de Trabalho: um recorte de raça” que discute a diversidade dentro das empresas.

O Convibra tem mais de 15 anos de atuação e é o primeiro congresso a usar o formato remoto no mercado. Em um formato simples e dinâmico, é possível apresentação e discussão de diversos temas da área.

Para participar do congresso o artigo foi avaliado de acordo com critérios que determinavam sua originalidade, qualidade, ineditismo e alinhamento com as normas de publicação.  Para escolha do tema e desenvolvimento, as alunas contaram com a orientação da Profa. Juliana que já estudava a percepção de estudantes femininas sobre suas carreiras, então, as alunas fizeram um recorte de raça para aprofundar o assunto.

Sobre a importância do tema a Profa. Me. Juliana diz: “A diversidade é um grande diferencial para as empresas, contudo, ainda há barreiras para o desenvolvimento de carreira de mulheres, principalmente mulheres negras. Nesse caso há dois preconceitos que limitam a carreira: gênero e raça.”

Na conclusão do trabalho, Caroline e Rafaela, perceberam a necessidade de mais políticas inclusivas e programas de desenvolvimento de lideranças direcionados a esse público. Em depoimento sobre a participação no congresso, Caroline afirma: “apresentar nossa pesquisa no CONVIBRA e vê-la sendo elogiada pelos demais participantes, me deu a aquela sensação de dever cumprido. Dividir a sala, mesmo que online, com professores e outros grandes profissionais da área de Administração foi muito empolgante.”

Para ler o artigo e o link da apresentação, basta acessar https://www.convibra.org/congresso