Cesuca oferece aulas gratuitas de navegação no mundo digital para idosos

Aulas são ministradas por alunos dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas

01/12/2022

O  Cesuca, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da Prefeitura de Cachoeirinha (RS), está ministrando aulas gratuitas de tecnologia para idosos em situação de vulnerabilidade.

A ação tem como objetivo ajudar os idosos a se inserirem no mundo digital, com orientações de navegação na internet, uso de aplicativos (app) e o YouTube. A primeira aula aconteceu no dia 21 de novembro, na qual os alunos tiveram a oportunidade de se aprofundar no mundo digital. A instituição promoveu uma segunda aula nesse dia 28 e realizará a terceira nesse dia 5 de dezembro, a partir das 19h15.

Os alunos participam das aulas utilizando tanto computadores como smartphones. Sendo encaminhados pelo CRAS, o público de 70 anos é orientado por estudantes entre 19 e 20 anos, o que marca o encontro de duas gerações bem distintas.

As apresentações visam incluir o público idoso no mundo digital, para que eles possam navegar corretamente e com bastante segurança na Web, além de prepará-los para algo que, mais tarde, pode se tornar em uma ótima solução de entretenimento.

A ação acontece nos laboratórios do Cesuca, ministrada por alunos dos cursos de Ciência Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sendo esta uma prática da disciplina de Tecnologia Social, ministrada pelo professor e coordenador dos cursos de tecnologia, Evaldo Reis. Além de seu contexto pedagógico, a ação reforça os valores institucionais de responsabilidade social do Cesuca.

Esta ação está alinhada com os indicadores 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das desigualdades) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, plano que envolve 17 objetivos para erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, promoção de saúde e bem-estar em todo o planeta. Saiba mais sobre os indicadores que fazem parte do nosso DNA aqui.