Mulheres na Genética: evento valorizou pesquisadoras brasileiras que atuam na área

Programação recebeu palestrante internacional, professores de universidades federais e consultora técnica do Ministério da Saúde

26/10/2021

O evento Mulheres na Genética: Por Ela e Por Elas – Uma Homenagem à Rosalind Franklin foi realizado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, com organização da Profa. Dra. Thayne Woycinck Kowalski, docente dos cursos de Biomedicina e Farmácia do Cesuca.

Com caráter multicisciplinar, a programação contou com convidadas de diferentes formações, entre elas nutricionista, enfermeira, fisioterapeuta, farmacêutica, biólogas e biomédicas.

A iniciativa homenageou Rosalind Franklin (1920-1958), química britânica que em 1951 apresentou o primeiro modelo de uma molécula chamada ácido desoxirribonucleico, popularizada como DNA.

Setenta anos depois, a Genética é uma das áreas mais estudadas dentro das ciências biomédicas, caracterizada por sua complexidade e interdisciplinaridade.

Confira os detalhes sobre a programação do evento:

Oficina presencial

Na tarde do dia 30 ocorreu a oficina presencial Bancos de Dados Genômicos, voltada exclusivamente para alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia.

Ministrada pela bióloga Dra. Giovanna Câmara Giudicelli, contou com uma explanação teórica em sala de aula, seguida por atividade prática no Laboratório de Informática.

Durante a atividade foram abordados bancos de dados que traziam informações sobre genes e proteínas, sua distribuição nos diferentes tecidos, além da expressão a partir de técnicas de imuno-histoquímica, localização cromossômica e associação com síndromes genéticas.

Palestras on-line

Na noite do dia 30 teve início o Ciclo de Palestras, com programação aberta ao público. Foram mais de 150 inscritos em cada uma das noites, com transmissões realizadas pela plataforma Zoom.

A abertura do evento contou com a presença da MSc. Stephanie Rosswag de Souza, da Universidade de Heidelberg (Alemanha). A palestra intitulada Células-tronco: a mãe da biologia do desenvolvimento – vias de sinalização e manutenção das células-tronco apresentou os dados obtidos durante o mestrado da convidada, mostrando a importância da via de sinalização de genes Wnt para a manutenção do nicho de células-tronco no tecido de moscas-de-fruta (Drosophila).

Na sequência, a fisioterapeuta Laís Gerszon, a nutricionista Soraia Poloni e a enfermeira Sivani Herber abordaram a importância do estudo da genética em suas profissões

Finalizando a noite, a professora Fernanda Vianna (UFRGS) abordou um tema muito atual: os estudos de imunogenética no entendimento da susceptibilidade ou gravidade da COVID-19.

Segunda noite

A segunda noite tratou de farmacogenética, genética psiquiátrica e genética aplicada à estética, com falas ministradas pela farmacêutica Mariana Botton e as biomédicas Jaqueline Schuch e Bruna Rengel, respectivamente.

Logo após, a professora Perpétua Costa (UFMA) e a consultora técnica do Ministério da Saúde Julia Gomes abordaram a importância da genética na saúde pública, tratando de doenças negligenciadas e vigilância epidemiológica de anomalias congênitas, respectivamente.

Receptividade e nova edição

O evento foi considerado um sucesso por todos os envolvidos, em virtude da grande participação dos alunos, os comentários positivos sobre as palestras e elogios às palestrantes.

Uma segunda edição do Ciclo não está descartada, em virtude do grande entusiasmo demonstrado pelos alunos e participantes externos!