Podcast da Cesuca conta como a docência pode transformar vidas

Há um conhecido provérbio popular que costuma dizer que nunca é tarde para recomeçar. E a história de Wagner Camargo, ex-aluno da Cesuca, nos ajuda a compreender que a frase […]

05/08/2020

Há um conhecido provérbio popular que costuma dizer que nunca é tarde para recomeçar. E a história de Wagner Camargo, ex-aluno da Cesuca, nos ajuda a compreender que a frase é realmente verdadeira. Estimulado pelo curso de Matemática da instituição, por onde se graduou, ele largou uma carreira estável para se encontrar na docência e ajudar a transformar a realidade social do País.

A trajetória do egresso da Cesuca é o tema do mais novo podcast #SempreCesuca, que chega a sua oitava edição. Em um bate bapo descontraído, Wagner conversa com a professora Juliana Saboia, do curso de Administração e assessora da Pós-Graduação da Cesuca, sobre a sua história com a instituição e como a graduação o fez alterar o rumo da carreira.

“Treze anos depois de concluir o ensino médio, finalmente vi a oportunidade de me graduar num curso superior. Já estava com a família constituída, então tive algumas dificuldades no início. A metodologia praticada pela faculdade me atraiu e, então, decidi que queria tentar seguir por aquele caminho profissional, mesmo já com um emprego estável”, conta o egresso.

Trajetória e motivação

Ainda durante a graduação, Wagner conta que já começou a buscar oportunidades de estágio na área pedagógica. Quando ela surgiu, ele teve de tomar uma das decisões mais difíceis de sua vida. “Eu tinha um salário bacana e um emprego estável, mas se tornar professor e poder transformar a vida das pessoas me motivou a abrir mão da estabilidade e arriscar na docência. Acho que deu certo. Me sinto muito bem com essa decisão”, brinca o ex-aluno, que agora dá aulas de Matemática e Física para alunos do ensino médio.

Questionado sobre o que mais o motiva a dar aulas, o docente lembrou das dificuldades que passou no início da sua graduação e diz querer transmitir aos seus alunos o preparo que ele não teve quando foi demandado na faculdade.

“A graduação foi um período bem puxado. Elaboração de pesquisas e artigos científicos, trabalhos, etc. Eu não estava preparado para a realidade da faculdade, mas me adaptei bem. Hoje, nas minhas aulas para os alunos do ensino médio, busco passar para eles algumas dicas para que cheguem mais preparados à essa fase superior”, comenta Wagner.

Organização e autonomia para estudar, na avaliação dele, são duas das dicas mais valiosas para se preparar para o curso de graduação. “Exijo muito dos meus alunos para que, assim, eles estejam mais preparados do que eu estive no meu período de faculdade”, salienta.

Quer entender melhor essa história? Para conferir o bate papo completo e mais dicas e informações sobre carreiras, acesse a oitava edição do podcast #SempreCesuca clicando aqui.