Programa Egresso Padrinho promove acompanhamento para calouros. Confira como foi a primeira edição

Com a proposta de estreitar os laços de egressos com a Instituição e promover acompanhamento aos calouros, a primeira edição do Egresso Padrinho, iniciativa que integra o Programa Sempre Cesuca, […]

31/07/2020

Com a proposta de estreitar os laços de egressos com a Instituição e promover acompanhamento aos calouros, a primeira edição do Egresso Padrinho, iniciativa que integra o Programa Sempre Cesuca, finalizou suas atividades com a participação de 42 novos alunos e 15 graduados.

O projeto é destinado a veteranos diplomados que desejam, de maneira voluntária, apadrinhar alunos em seu primeiro semestre de aulas. O apoio ganhou importância com a realização de aulas remotas no período da pandemia. “Esse é um diferencial para os envolvidos. Os calouros puderam ter acesso a um acompanhamento individualizado nesse momento”, destaca a professora Juliana Saboia, coordenadora do Egresso Padrinho.

Para os egressos, é uma oportunidade para manutenção do vínculo com a Instituição, construção de networking e desenvolvimento de competências importantes para o mercado de trabalho, além da possibilidade de contribuir com a formação de novos profissionais para suas respectivas áreas de atuação.

Confira abaixo os depoimentos de alguns participantes:

Milena Vieira (Madrinha – Direito)
“Fico extremamente orgulhosa de participar desse programa, pois demonstra toda a dedicação da Instituição com seus alunos, tendo em vista que qualquer calouro pode participar de forma gratuita e estará amparado para esclarecer todas as suas dúvidas e eventuais dificuldades durante o semestre. É realmente uma inovação no mundo acadêmico.”

Jackson Cunha (Padrinho)
“O programa reaproxima o egresso da instituição, nos mantém em contato com um momento muito importante de nossas vidas. O programa nos permite fazer novos amigos, contribuir com nossa experiência para a vida acadêmica dos calouros e nos permite aprender também, pois foram muitas mudanças positivas na instituição nos últimos anos. Recomendo muito o programa, posso dizer que conheci pessoas fantásticas que pretendo manter contato e ir na colação de grau das mesmas.”

Ingred Bitencourt (Caloura – Pedagogia)
“Este é meu primeiro ano na faculdade e sempre vem aquele medo se é o curso certo que escolhi, se vou conseguir compreender algo e assim por diante. A Cesuca disponibiliza pessoas com as quais podemos conversar sobre o que está acontecendo durante o curso, ter uma ajuda em vários aspectos. Tive a oportunidade de ter como padrinho no programa egresso o Jackson, no qual não é só um padrinho, mas é um baita amigo.”

Bruna Seron da Silva (Caloura – Comércio Exterior)
“Se pudesse descrever o programa de apadrinhamento com uma palavra, com toda a certeza seria ‘acolhimento’. Sem dúvida alguma, ao chegarmos na faculdade é tudo uma grande novidade, desde descobrir a sala no primeiro dia de aula, até pegar o jeito nas matérias com os professores novos, por isso acredito que foi muito importante ter alguém que pudesse me ouvir e aconselhar durante esse processo tão decisivo. Os encontros, mesmo sendo remotos, foram divertidos e de troca de ideias durante todo o  primeiro semestre. Eles nos mostram que divergências e semelhanças das épocas podem ser superadas com uma boa conversa. Agradeço a minha madrinha Flávia, que me ouviu e ajudou no que precisei durante esse início de faculdade.”

Josiane de Jesus (Caloura – Direito)
“Foi um semestre bem atípico, pois eu não esperava que iríamos passar por um marco histórico (pandemia da Covid-19) e bem no meu primeiro semestre, o que me deixou muito assustada no início. O que me fez ficar mais tranquila foi a Cesuca ter feito um programa que disponibilizou voluntários para ajudar os calouros nas dúvidas que poderiam aparecer durante o semestre. Recomendo aos calouros esse programa, porque em meio a tudo que estávamos passando tivemos alguém para compartilhar nossas dúvidas.”

O Egresso Padrinho terá continuidade no próximo semestre. Se você é calouro (2020.2), clique aqui e saiba como participar.