Curso de Farmácia participa de campanha em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

O dia 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. No Rio Grande do Sul, com o objetivo de conscientizar a população e profissionais da saúde, […]

25/05/2021

O dia 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

No Rio Grande do Sul, com o objetivo de conscientizar a população e profissionais da saúde, entre os dias 5 e 11 de maio ocorre a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, pautada por diversas campanhas para demonstrar a importância do tema.

Como não poderia ser diferente, o curso de Farmácia do Cesuca esteve envolvido com a campanha promovida pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) do RS, que teve como tema “Vacina é prevenção”.

Além de diversas publicações, a coordenadora curso, Profa. Dra. Daikelly Iglesias Braghirolli, debateu o assunto no episódio 36 do PodCast CesucaTalks, que também recebeu a farmacêutica Letícia Raup, diretora tesoureira do CRF/RS.


Vacina é prevenção

Números mostram importância das vacinas como prevenção em saúde. Dados da Organização Mundial de Saúde demonstram que a taxa de mortalidade das doenças preveníveis caiu entre 90% e 100% no século 20, em consequência do uso de vacinas.

Além de salvar vidas, as vacinas também representam uma economia de recursos aos governos. Com base em dados de 94 países e, ao projetar as taxas de vacinação entre 2011 e 2020, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA) concluíram que para cada US$ 1 investido em vacinas, os países economizam US$16.

O Brasil possui o Programa Nacional de Imunização (PNI) que é referência mundial, sendo pioneiro na incorporação de várias vacinas para uso na população, todas incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, as coberturas vacinais estão em queda desde2015 e não atingem nenhuma meta no calendário infantil desde 2018.