O Comitê de Ética em Pesquisa é um órgão especializado e independente, vinculado operacionalmente ao Centro de Iniciação à Pesquisa e Extensão do Cesuca, de natureza deliberativa, consultiva e educativa. Foi constituído para manifestar-se no aspecto científico e ético sobre todos os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos na Instituição, visando promover a adequação das investigações propostas na área da saúde, conforme Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Isso quer dizer que todo projeto de pesquisa científica que envolva seres humanos deve passar antes pelo crivo desse comitê. Dessa forma, os direitos e deveres de todos os envolvidos estarão protegidos, com respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia, ponderação entre riscos e benefícios e garantia de confidencialidade, entre outros pareceres.

Quem concorda em participar assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, em que recebe orientações acerca dos procedimentos e implicações da pesquisa.

Confira os principais arquivos do Comitê:

Regimento Interno do Comitê de Ética em Pesquisa do Cesuca
– Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLEs:
Modelo de TCLE para adultos
Modelo de TCLE adulto para envio após ligação
Modelo de TCLE para adultos: questionário on-line
Modelo de TCLE para responsáveis

Mais informações

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

De segunda a sexta-feira, das 13h às 22h

  • Contato:
    (51) 3396-1065 cep@cesuca.edu.br
  • Localização:
    Rua Silvério Manoel da Silva, 160. Bairro Colinas - Cachoeirinha/RS