Com convidados internacionais, III Encontro de Educação ocorre de 16 a 18 de novembro

Aspectos ligados às políticas públicas para a educação estarão em pauta durante o III Encontro de Educação do Cesuca – Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Diversidade e Inclusão: Perspectivas Brasil-Argentina, […]

30/09/2020

Aspectos ligados às políticas públicas para a educação estarão em pauta durante o III Encontro de Educação do Cesuca Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Diversidade e Inclusão: Perspectivas Brasil-Argentina, que corre entre 16 e 18 de novembro.

Com programação on-line, o evento contará com palestras e oficinas destinadas aos acadêmicos dos cursos de licenciatura, professores, gestores educacionais e demais interessados no tema. O Encontro ainda contará com a participação de professores da Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA).

Confira a programação e os convidados:

– 16 de novembro
9h às 11h
Oficina I – “Discutindo na escola as desigualdades de gênero: por um trabalho com a leitura”
Palestrante: Profa. Dra. Cristiane Lumertz (Cesuca)
Faça sua inscrição

19h15 às 21h15
Palestra I – “O que são e para quem são as Políticas Públicas?”
Palestrantes: Luciano Silva – Historiador (Secretaria Municipal de Educação de Viamão) e Profa. Cristiane Torres (Escola Estadual Princesa Isabel) 
Mediação: Profa. Ms. Ana Sofiati (Cesuca)
Faça sua inscrição

– 17 de novembro
9h às 11h
Oficina II – “Vamos falar de gênero: A falsa Ideologia de Gênero” 
Palestrante: Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva (Escola Dom Feliciano) 
Mediação: Profa. Dra. Mara Tresoldi (Cesuca)
Faça sua inscrição

19h15 às 21h15
Palestra II – “Políticas Públicas na área da inclusão”
Palestrante: Profa. Dra. Alvina Themis Lara
Mediação: Profa. Dra. Márcia Campos (Cesuca) e Daiane Renata Machado (Cesuca)
Faça sua inscrição

– 18 de novembro
19h15 às 21h15
Palestra III – “Políticas de inclusão na Argentina”
Palestrantes: Dra. Natalia Petric (Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA) e Lic. Celeste Della Giustina (Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA)
Mediação: Prof. Dr. Éverton Quevedo (Cesuca)
Faça sua inscrição


Mais sobre os palestrantes:

Profa. Dra. Cristiane Lumertz
Graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto-Alegrense, mestrado e doutorado pela PUCRS. Desenvolveu pesquisa de Pós-doutoramento na PUCRS. Cursou o Magistério e foi alfabetizadora por 12 anos, atuando como professora na graduação, especialização, anos iniciais e educação infantil. Atualmente leciona no curso de Pedagogia do Cesuca.

Profa. Esp. Cristiane Torres
Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia e Coordenação Pedagógica. No município de Cachoeirinha atuou no Ensino Fundamental Anos Iniciais e na coordenação pedagógica da escola, onde assumiu a direção da EMEF Dagmar de Lima Mucillo. No Estado foi coordenadora de estágios do curso de Magistério do Instituto Estadual de Educação Princesa Isabel, onde atualmente leciona disciplinas pedagógicas no curso de Magistério.

Prof. Esp. Luciano Rodrigo da Silva
Licenciado em História pela FAPA, especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Professor da Rede Pública Municipal de Viamão desde 2003. Diretor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Viamão entre 2006 e 2008 . Coordenador Adjunto de Educação da 28º CRE entre 2011 e 2014.

Profa. Ms. Ana Cristina Sofiati
Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar e Psicopedagogia, mestra em Educação. Tem experiência na área de Coordenação e Gestão Educacional em Instituições de Ensino da Rede Pública e Privada na Educação Básica. Realiza consultorias pedagógicas, oficinas e palestras na área da gestão, planejamento, formação de professores, currículo e pedagogias culturais.

Prof. Dr. Luciano Ferreira da Silva
Professor de ensino fundamental e médio há mais de 25 anos, formado em Letras pela FAPA, especialização em língua inglesa pela La Salle Canoas, Mestrado e Doutorado em Educação pela UFRGS.

Profa. Dra. Mara Eloisa Tresoldi 
Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, na Linha de Pesquisa de Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação. Psicóloga, Pedagoga e Licenciada em Música/UFRGS. Especialização em Gerontologia e Saúde Mental (em curso). Professora do Cesuca. Representa o Ensino Superior no Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha.

Profa. Dra. Alvina Themis Lara
Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela PUCRS, mestrado e doutorado em Educação pela PUCRS. Pós-Doutorado pela Universidade do Algarve-Portugal e Universidad de Huelva-Espanha. Ex-professora da PUCRS (Aposentada), colaboradora da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação, colaboradora da Organização Não Governamental Rede Especial Brasil e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como formadora nos cursos de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis (2015-2016).

Profa. Dra. Márcia de Borba Campos
Coordenadora dos cursos de licenciatura em Pedagogia e em Matemática do Cesuca. Possui mais de 20 anos de experiência na docência em ensino superior. Experiência na coordenação de departamentos, de cursos de graduação e de cursos lato sensu. Experiência como pesquisadora e coordenadora de projetos nacionais e internacionais na área de tecnologias digitais na educação inclusiva. É Bacharel em Informática pela PUCRS, mestre em Computação pela UFRGS e doutora em Informática na Educação pela UFRGS.

Profa. Ms. Daiane Machado
Mestra em Educação em Ciências e Matemática PUCRS. Pós-graduada em Metodologias de Ensino de Matemática pela UNIASSELVI. Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pelo Cesuca. Especialização (em andamento) em Coordenação Pedagógica. Atualmente é docente no curso de Matemática (Licenciatura) e Engenharia de Produção no Cesuca, além de lecionar Matemática e Física no Colégio Rio Branco – Centro Educacional Dom.

Prof. Dr. Éverton Reis Quevedo
Licenciado em História pela UFSM, mestre em História pela PUCRS e doutor em História pela UNISINOS.
Atuou como historiador do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, ocupando os cargos de Vice-Diretor, Diretor e Diretor-Técnico.
Historiador/ Pesquisador do Centro de Documentação Casa da Memória Unimed Federação/RS a partir de janeiro de 2017.
Professor do Cesuca.

Profa. Dra. Natalia Soledad Petric
Licenciatura em Psicopedagogia e Doutorado em Psicopedagogia, ambos pela Universidad Católica Argentina.
Professora titular do curso de Licenciatura em Psicopedagogia da Universidad de la Cuenca Del Plata e professora Adjunta do curso de Licenciatura em Psicologia da Universidad Católica Argentina.
Coordenadora do projeto de pesquisa e investigação “Construcción del conocimiento académico en psicopedagogía”, e do projeto “Aprendizaje universitário”, ambos na Universidad Católica Argentina.

Profa. Lic. María Celeste Della Giustina
Licenciada em Psicopedagogia pela Pontificia Universidad Católica Argentina. Professora de Ensino Especial.
Atuou no Departamento de Extensão Comunitária na Facultad de Humanidades Teresa de Ávila e, na mesma instituição, nos cursos de licenciatura em Psicologia e licenciatura em Psicopedagogia nas disciplinas de Educação e Diversidade.Atua na Escola de Educação Integral Melvin Jones e em clínica particular na área da psicopedagogia.