Curso de Jornalismo promove a maior cobertura universitária do Festival de Curitiba

O curso de Jornalismo da UP bateu recordes no 33° Festival de Curitiba, promovendo a maior cobertura universitária do evento.
Mais de 140 estudantes cobriram peças teatrais, espetáculos de dança, apresentações de rua e também oficinas em diferentes espaços da capital paranaense. Como resultado, mais de uma centena de atrações foram descritas e noticiadas em reportagens de texto e vídeo, fomentando a cultura local e atuando em patamares equivalentes a um veículo de comunicação.
“Ao longo dessa mais de uma década de cobertura anual do Festival de Curitiba, nós nos modernizamos. Para alcançar o maior número possível de pessoas, a gente foi aumentando a quantidade de estudantes participando e hoje somos um projeto completamente multimídia”, ressalta a professora Katia Brembatti, que coordena a atividade. Nas duas semanas de evento, foram publicados 155 textos no site “UP no Festival”, sendo que 76 deles foram postados também na página da BandNews Curitiba, cinco no Jornal a Cena e um no Blog do Arcanjo.
Experiência prática
Para estudantes, é um momento de aprendizado e também uma chance de ver seu nome em uma reportagem de um portal profissional de notícias. “Quando me deparei com a minha matéria na BandNews, a minha única reação foi chorar de felicidade e orgulho. Fiquei bem feliz e grata com a oportunidade”, revela a caloura Heloisa Muzeka Marques, que em menos de um mês de curso já teve contato com o Jornalismo na prática.
Na frente das câmeras, o “Boletim UP no Festival” foi produzido e divulgado diariamente, com a participação exclusivamente de estudantes, desde a captação dos materiais em vídeo nas atrações, até a montagem e edição do jornal.
No total, os repórteres produziram 67 VTs (reportagem em vídeo), nos quais acompanhavam os eventos e entrevistavam diretores, atores e público. Em 9 edições, o boletim contabilizou 124 minutos em que eram mostrados detalhes do maior festival de teatro da América Latina. Os conteúdos estão disponíveis no canal do Youtube da TV Teia.
A ação possibilita que os estudantes tenham contato com diferentes áreas da profissão, como o jornalismo cultural. “É muito importante porque a gente precisa cada vez mais de jornalistas que gostem e acompanhem a cultura, e os alunos cumprem um papel fundamental que é de fomentar e espalhar cada vez mais o evento”, explica Fabiula Passini, diretora do Festival de Curitiba.
Promoção cultural
O projeto não beneficia só estudantes, mas também os espetáculos que vem de diferentes regiões do Brasil e de outros países. “A ampla cobertura chega a muitas das companhias que querem ter essa visibilidade, que acontece justamente nesse conteúdo que é gerado pela UP”, destaca Maximilian Santos, coordenador de imprensa do festival.
Ele ainda destaca que, para a organização do evento, é muito relevante ter a cobertura pelo curso de Jornalismo da UP, que estimula a preparação de novas gerações de jornalistas culturais ao mesmo tempo em que promove a divulgação de peças que não atraem a atenção da grande imprensa.
A cobertura do Festival de Curitiba também é muito significativa para estudantes que estão quase pegando o diploma. “Participar ao longo dos anos foi sempre muito legal porque me mostrava que eu estava evoluindo e aprendendo com cada peça que eu cobria, desde apresentações na rua até a mostra principal”, destaca Matheus Karam, estudante do 7° período, que conclui citando que as experiências na cobertura do festival o ajudaram a conseguir o primeiro estágio da carreira.