Curso de Biomedicina alcança conceito máximo em avaliação do MEC

Conheça os diferenciais que explicam o resultado

09/09/2022

Nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação – MEC em 2022, os cursos de graduação do Cesuca têm alcançado resultados expressivos, que confirmam a qualidade que você já conhece.

E a nossa graduação em Biomedicina é um dos destaques dessas conquistas, com conceito máximo (5) nos processos avaliativos in loco realizados pelos representantes do INEP, órgão do MEC responsável por autorizar, reconhecer e renovar o reconhecimento de cursos de graduação.

Essa é uma conquista coletiva, que envolve o engajamento de toda a comunidade acadêmica e um corpo docente extremante qualificado.

Diferenciais do curso

São diversas as características que tornam a graduação em Biomedicina de excelência: disciplinas optativas, atividades ativas e estágios curriculares, que articulam a teoria com a prática e antecipam vivências profissionais. E é nos estágios que o aluno decide a habilitação que deseja obter: Análises Clínicas ou Biomedicina Estética.

Além disso, a infraestrutura do Cesuca merece uma menção especial, pois oferece laboratórios altamente equipados, utilizados desde aulas práticas básicas nos semestres iniciais até as atividades de desenvolvimento de habilidades nos períodos mais avançados do curso.

Pesquisa, extensão e internacionalização

Já na pesquisa científica, os alunos participam de eventos e são incentivados a produzirem desde os primeiros momentos da graduação. Conheça alguns projetos de pesquisa desenvolvidos na Biomedicina:

– Perfil Epidemiológico gestacional de mulheres em Cachoeirinha (RS) e os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde materno-infantil;
– Criação de Biorrepositório de hemoglobinopatias no Cesuca;
– Biomonitoramento do Rio Gravataí através de ensaios ecogenotoxicológicos.

O curso também atua com internacionalização, promovendo pelo menos duas palestras de tema global por semestre e oferecendo opções de intercâmbio – em breve tem novo convênio com uma instituição chilena chegando!

E não é só isso: são desenvolvidas várias atividades de extensão voltadas à comunidade local. “Um destaque neste âmbito é o projeto liderado pela profa. Thayne W. Kowalski, a qual conduz com os alunos a atividade Atenção e cuidado às gestantes: avaliação em saúde e responsabilidade social para redução da mortalidade infantil em Cachoeirinha“, destaca a Profa. Dra. Bruna Amorin, coordenadora do curso.

Empregabilidade

Os parceiros de estágio de Cesuca são referências em termos de empregabilidade para os nossos graduados, fornecendo ótimas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.

A primeira turma de biomédicos graduados pelo Cesuca formou-se no início de 2022 e 90% dos alunos estão empregados. “O nosso compromisso com todos os egressos é o acompanhamento da sua trajetória profissional, buscando ofertar formação continuada em parceria com a área de pós-graduação, assessorias de pesquisa e extensão e de internacionalização”, explica a coordenadora.

Com tantas atividades e possibilidades para os alunos, não surpreende o curso ter alcançado conceito máximo na avaliação do MEC, não é? Parabéns a todos pela conquista!

As ações do curso estão alinhadas com os indicadores 3 (Saúde e Bem-Estar) e 4 (Educação de Qualidade) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, plano que envolve 17 objetivos para erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, promoção de saúde e bem-estar em todo o planeta. Saiba mais sobre os indicadores que fazem parte do nosso DNA.