• Instituição premiada por boas práticas educacionais

  • Fomenta a inovação e o empreendedorismo

  • Produção acadêmica dinâmica e vibrante

  • Entre os melhores no ranking do Índice Geral de Cursos

  • Maioria com notas 4 no Conceito Preliminar de Curso

Missão

Desenvolver cidadãos e profissionais com postura autônoma, ética e responsável, capazes de contribuir para a transformação e o desenvolvimento sustentável da região.

Visão

Ser reconhecida como a melhor instituição de ensino superior da região, promovendo por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão um ambiente de excelência acadêmica.

Valores

  • Ética;

  • Transparência;

  • Inovação;

  • Responsabilidade;

  • Respeito à identidade e à diversidade;

  • Compromisso social;

  • Comprometimento com o desenvolvimento local e regional.

Nossa História


Trilhamos um caminho com muita convicção dos resultados a alcançar. Aprendemos a construir nossa transformação potencializando a capacidade humana e promovendo o viver criativo, o que nos situou entre os melhores do país no segmento educacional.

  • 2004

    O município de Cachoeirinha-RS está prestes a ter sua primeira instituição de ensino superior: a Faculdade Inedi resulta do processo de evolução do Colégio Inedi (Instituto Educacional Integrado). O Cesuca (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha) é criado como entidade mantenedora.

    Em 2004...

  • 2005

    Com os cursos de Administração e Ciências Contábeis começa a jornada educacional da Faculdade Inedi-Cesuca.

    2005

  • 2008

    Autorizados no ano anterior, os cursos de Matemática e Pedagogia inauguram as Licenciaturas.

    2008

  • 2009

    Com a entrada do curso de Psicologia, são instalados os núcleos específicos de atendimento à população nas áreas de acolhimento e grupos, comunitária, clínica e jurídica.

    2009

  • 2011

    Comércio Exterior e Direito são os próximos cursos a ser instalados.

    2011

  • 2013

    Enfermagem é autorizado e entra em atividade.

    2013

  • 2015

    Novo curso entra no calendário desse ano: Engenharia de Produção. Psicologia obtém conceito máximo 5 (escala de 1 a 5) em avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior do MEC. Autorizada a oferecer cursos superiores na modalidade a distância após processo de credenciamento.

    2015

  • 2016

    Com cerca de 2,6 mil alunos, é uma das melhores faculdades privadas do Rio Grande do Sul, tem os melhores indicadores educacionais e conta com localização estratégica em relação à capital Porto Alegre. Essas características atraem a atenção de investidores, e é adquirida pelo FSG (Centro Universitário da Serra Gaúcha), que a incorpora ao seu portfólio.

    2016

  • 2017

    Dez novos cursos na modalidade a distância passam a ser oferecidos. A Cesuca tem a seu favor uma sólida tradição em ensino de qualidade, e os novos tempos pedem modernidade e tecnologia. É a pioneira na região no ensino online a promover total suporte em infraestrutura física (laboratórios, salas de aula e biblioteca) e apoio presencial aos estudantes da EAD. Engenharia de Produção ganha novos laboratórios, e a Pós-graduação amplia o número de cursos oferecidos.

    2017

  • 2018

    Em abril, passa a fazer parte da Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais importantes grupos educacionais do país. E a evolução não para: chegam os cursos Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. Cinco novos laboratórios reforçam os cursos. A Pós-graduação tem seis novos cursos em oferta. A preocupação constante com o alto nível do corpo docente e recentes melhorias na infraestrutura levam a um resultado muito esperado: o recredenciamento pelo MEC (Portaria Ministerial nº 587, de 21/06/2018, DOU nº 119, de 22/06/2018, seção 1, p. 20).

    2018

  • 2019

    Novos títulos para os cursos de graduação: Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e os tecnológicos Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Pelo terceiro ano consecutivo, conquista o Prêmio Marcas em Destaque, na categoria Instituição de Ensino Superior, uma votação online entre consumidores sobre as empresas mais lembradas pelas boas práticas realizadas.

    2019

  • Hoje

    O sucesso de uma trajetória de muito trabalho pode ser visualizado a partir dos resultados alcançados em duas décadas de atividades educacionais: - a Cesuca é uma das referências no ensino superior gaúcho; - seus Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão nas áreas de Ciências Jurídicas e Sociais, Negócios, Saúde, Tecnologia / Inovação e Licenciatura estão em alinhamento com mercado de trabalho; - a maioria dos cursos tem conceitos 4 ou 5 do MEC (em escala de 1 a 5); - os profissionais formados são reconhecidos e bem colocados em suas áreas de atuação.

    Hoje

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


Internacionalização: o pensar científico extra fronteira

Internacionalização: o pensar científico extra fronteira

Entre os melhores no ranking do Índice Geral de Cursos

Entre os melhores no ranking do Índice Geral de Cursos

Fomenta inovação e empreendedorismo

Fomenta inovação e empreendedorismo

Cursos classificados pelo MEC entre os melhores do país

Cursos classificados pelo MEC entre os melhores do país

Produção acadêmica dinâmica e vibrante

Produção acadêmica dinâmica e vibrante

Entre os melhores no ranking do Índice Geral de Cursos

Entre os melhores no ranking do Índice Geral de Cursos

Corpo Diretivo

Conheça as lideranças que comandam a Cesuca, profissionais com larga experiência em administração universitária


  • Prof. Dr. Ricardo Muniz Muccillo da Silva
    Diretor

    Prof. Dr. Ricardo Muniz Muccillo da Silva

    Diretor

    Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestre em Desenvolvimento Econômico (PUCRS, 2006) e doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou sua trajetória pela Cesuca em 2005, como professor. Por dez anos foi coordenador do Curso de Administração e, no final de 2016, foi promovido a coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência nas áreas de Administração, de Economia e de Comércio Exterior, com ênfase no estudo da inovação e seus impactos nas empresas e na economia.

    Acessar Currículo Lattes
  • Profª. Mestra. Mariana Menna Barreto Azambuja
    Coordenadora Acadêmica

    Profª. Mestra. Mariana Menna Barreto Azambuja

    Coordenadora Acadêmica

    Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito (PUCRS), especialista em Direito Civil Aplicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Direito (PUCRS). Advogada da área cível e família desde 2010, tem experiência na área de Direito Privado, especialmente as áreas de Direito do Consumidor, Contratos, Família e Sucessões. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e do Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor (BrasilCon). Coordenadora Acadêmica e Professora de Direito Civil Parte Geral, Contratos, Família, Consumidor e Estágio Supervisionado.

    Acessar Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr
    Pró-reitor de Educação a Distância

    Prof. Dr. Carlos Fernando de Araujo Jr

    Pró-reitor de Educação a Distância

    Professor pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Graduado e mestre em Física e doutor em Física Teórica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Nos últimos anos atuou, além das atividades de pesquisa no programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, como coordenador de curso, assessor de reitoria, diretor na área de tecnologia e computação. Atualmente é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias aplicadas à educação, ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, ensino de ciências e matemática e ensino de computação.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

A CESUCA vem realizando com excelência seu trabalho. Temos hoje uma estrutura condizente com os mais de 40 cursos presenciais de graduação, pós-graduação e extensão, além dos oferecidos também a distância, abrangidos pelas Ciências Jurídicas e Sociais e áreas de Negócios, Saúde, Tecnologia/Inovação e Licenciatura.

A proposta de um ensino baseado em metodologias ativas de aprendizagem e uma visão nítida de desenvolvimento das potencialidades do nossos estudantes para que se projetem na sociedade como profissionais éticos e competentes tem garantido à instituição os melhores indicadores de qualidade, tanto os fornecidos pelo MEC quanto os obtidos em rankings de classificação, como Guia do Estudante e Guia da Faculdade.

A explicação para desempenhos tão admiráveis está na força de um corpo docente de alto nível que se depara com alunos engajados ao máximo em sua jornada universitária.

Saiba mais
texto-imagem-principal

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da universidade na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Cesuca se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso dos núcleos, laboratórios e clínicas que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Universidade, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
texto-imagem-principal

Internacionalização

A Cesuca sem fronteiras!


Tão importante quanto estudar o que se gosta é poder agregar ainda mais valor ao curso que definirá sua profissão. E uma experiência internacional até que cairia bem ao seu currículo, não é mesmo? O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC foi criado exatamente para isso: ser o articulador nas demandas relativas à Internacionalização da Cesuca.

Isso significa que os professores responsáveis por esse setor estarão voltados a propor atividades relacionadas a programas de mobilidade acadêmica, ou seja, intercâmbios, e tudo que orbite o assunto, seja orientando alunos interessados em estudar no exterior, recebendo alunos de outros países que irão estudar na instituição, estabelecendo novas parcerias com universidades estrangeiras, entre outras iniciativas. Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é preciso consultar o edital que regulamenta o processo seletivo.

Saiba mais!
texto-imagem-principal

Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão das nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).

Saiba mais
texto-imagem-principal

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) regulamenta, analisa e aprova a realização de pesquisas que envolvam seres humanos.

Saiba mais
texto-imagem-principal

A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando a Cesuca passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2018, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 900 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
texto-imagem-principal