Cesuca se transforma em Centro Universitário, ganha clínica odontológica e anuncia novos cursos

A partir de agora, o Cesuca, uma das seis melhores instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul (pelo Índice Geral de Curso do MEC), passa a ser chamado […]

31/08/2020

A partir de agora, o Cesuca, uma das seis melhores instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul (pelo Índice Geral de Curso do MEC), passa a ser chamado de Centro Universitário Cesuca!

A Faculdade Inedi – Cesuca foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC), com conceito cinco na avaliação (conceito máximo, em escala de 1 a 5), oficializado pela publicação da Portaria nº 655, de 12 de agosto de 2020, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) na data seguinte.

O novo status e nomenclatura são frutos do reconhecimento pela excelência e, principalmente, pelo compromisso da comunidade acadêmica com o processo de ensino e aprendizagem nos seus 15 anos de história, conquistas e credibilidade na formação superior.

“Esse excelente resultado demonstra, definitivamente, que a Instituição está no caminho certo. O novo status representa mais possibilidades de crescimento para Instituição e, com isso, uma maior contribuição para o desenvolvimento sustentável da região por meio dos profissionais que formamos”, afirma o Reitor Prof. Dr. Ricardo Muccillo.

O que muda

Com a nova categoria administrativa, o Centro Universitário Cesuca passa a ter autonomia universitária para a abertura de novos cursos, oferecendo mais opções de formação profissional para a região de Cachoeirinha. Estão previstas também ações em outros pilares da educação superior como, por exemplo, a pesquisa e a extensão universitária. Além disso, a Instituição poderá registrar os próprios diplomas, dando mais agilidade a esse tipo de processo.

Diferenças entre Faculdade e Centro Universitário

No Brasil, as entidades de ensino superior são credenciadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades. Cada um dos três níveis possui atribuições, compromissos e graus de autonomia diferentes.

Faculdades com a intenção de se tornarem Centros Universitários devem estar em funcionamento há, no mínimo, seis anos, com conceito igual ou superior a quatro na avaliação institucional externa, no ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Assim, transformam-se em Centros Universitários instituições de ensino superior que abrangem diferentes áreas do conhecimento, e que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar, avaliados pelo MEC/INEP de forma criteriosa.

Dica: no Blog Carreiras você conhece mais sobre as diferenças entre Faculdades, Centros Universitários e Universidades.

Mais cursos e clínica odontológica

Alinhado a esses fatores, para o período letivo com início em 2021, serão acrescentados novos cursos de graduação à grade de opções do Cesuca. Entre eles, o curso de Medicina Veterinária, que vem compor a área da saúde do Centro Universitário, que deve abrir as inscrições para o primeiro semestre em outubro.

Outra novidade será a implementação de uma clínica de odontologia, já em obras. Com previsão de ser inaugurada no primeiro semestre do ano que vem, o espaço contará com 35 posições para atendimento à comunidade local.

De acordo com o Reitor, Prof. Dr. Ricardo Muccillo as novidades do Cesuca reforçam a intenção de seguir investindo na região, inovando e atendendo às necessidades da comunidade. “Nós queremos estreitar ainda mais a relação da Instituição com a população, fornecendo serviços de qualidade à comunidade do entorno, propiciando para os nossos alunos a vivência da profissão na prática”, finaliza.