Curso de Nutrição produz material informativo sobre nutrição e Covid-19

Devido ao cenário atual que estamos enfrentando com o novo coronavírus, muitas pessoas tiveram que mudar sua rotina diária, inclusive alimentar, tendo que lidar com um novo desafio: cozinhar em […]

04/06/2020

Devido ao cenário atual que estamos enfrentando com o novo coronavírus, muitas pessoas tiveram que mudar sua rotina diária, inclusive alimentar, tendo que lidar com um novo desafio: cozinhar em casa. Em época de pandemia, é importante que a população mantenha hábitos saudáveis de alimentação, porém existem muitas dúvidas sobre esse assunto. 

Pensando nisso, a Profa. Dra. Tania Diniz Machado, do curso de Nutrição da Cesuca, desenvolveu um trabalho com os alunos da disciplina de Educação Nutricional para divulgar, via infográfico, informações embasadas cientificamente sobre nutrição em tempos de pandemia. Os trabalhos foram baseados na Nota de Alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria: Obesidade em crianças e adolescentes e Covid-19; e no material da Associação Brasileira de Nutrologia: Orientações Nutricionais para aumentar a Imunidade. “A atividade proposta oportunizou aos alunos aprenderem sobre o modo de articularem conhecimentos da área da nutrição com a atual situação vivida no Brasil, devido à pandemia pela Covid-19 ”, afirma a professora. 

Para manter uma boa nutrição, nesta época de pandemia, é necessário: manter-se hidratado, ter uma alimentação variada e colorida, priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, reduzir o consumo de óleos, sal e açúcar. Além disso, higienizar as embalagens, os alimentos, as mãos, as bancadas e os utensílios fazem parte das atitudes necessárias para diminuir o risco de contato com o vírus.

Muitas pessoas não sabem se ingerem a quantidade de água necessária, então, segue uma dica baseada na publicação da Associação Brasileira de Nutrologia: “multiplique o seu peso corporal por um valor entre 35 a 40 ml. Se você tiver 50 kg, por exemplo, poderá multiplicar por 35 e chegará ao valor de 1750 ml. Dividindo esse valor por 200 ml (que é aproximadamente a medida de um copo de água) você terá o número de copos de água que deverá ingerir”, ensina a professora.

Confira alguns dos trabalhos:

Alimentação, Imunidade e Coronavírus

Obesidade Infantojuvenil e Covid-19