Professoras participam de seminário internacional sobre políticas educacionais, práticas de ensino e desigualdades de aprendizagem

No mês de dezembro professoras da UNICID irão apresentar pesquisa em evento internacional. Trata-se do Seminário Internacional – Ano acadêmico 2021-22, com o tema “Políticas educacionais, práticas de ensino e […]

29/11/2021

Trata-se do Seminário Internacional – Ano acadêmico 2021-22, com o tema “Políticas educacionais, práticas de ensino e desigualdades de aprendizagem – Partindo de estudos de caso para construir perspectivas comparativas relevantes”.

O evento on-line tem cinco datas programadas em diferentes países, uma delas ocorreu no Chile, em 19 de novembro. A próxima será sediada no Brasil, em 10 de dezembro, com sessões das 14h às 17h (horário francês) por Zoom.

As sessões em cada país cumprem delimitar os objetos de estudo e modos de comparação para que sejam identificados com mais detalhes os contextos em que políticas educacionais foram aplicadas e suas especificidades.

A pesquisa será apresentada pela Profa. Dra. Vanda M. Ribeiro, docente dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Formação de Gestores Educacionais, e coordenadora do projeto, e pela Profa. Dra. Maria do Carmo M. T. Cruz, do Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da UNICID.

Participaram do estudo em rede professores de instituições internacionais, como a Profa. Dra. Maira Mamede, da Université Paris-Est Créteil/França, e nacionais. Da UNICID, participaram os Profs. Drs. Alexsandro do Nascimento Santos e Roberto Gimenez, além de diversos mestrandos do programa PPGE.

O Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC) foi transformado em política pública prioritária do governo cearense em 2007 e teve como meta instrumentalizar os municípios em melhoria da gestão, formação continuada aos professores, materiais didáticos, apoio à gestão escolar e avaliação sistemática, entre outros.

A Profa. Maira Mamede, coordenadora do seminário, explica que o interesse pelo PAIC e pela pesquisa coordenada pela Profa. Vanda Ribeiro vem justamente do seu impacto em termos de redução das desigualdades:

“Entender o que tornou possível chegar a tais resultados é essencial para pensarmos nesse desafio em outros contextos”, disse.

Ela acrescenta que o seminário propõe a criação de um espaço de diálogo e reflexão:

“Queremos partir da compreensão de cada país, com suas especificidades, para entender melhor a maneira como as políticas que visam à redução de desigualdades de aprendizagem tomam forma e se traduzem, ou não, em práticas de ensino”.

A Profa. Vanda Ribeiro explica que a questão da desigualdade escolar aflige os sistemas escolares de muitos países:

“Apresentar evidências de uma pesquisa que busca identificar características em políticas educacionais e práticas escolares que contribuem para o enfrentamento desta problemática é muito relevante para todos”, explicou.

Fapesp e da UNICID a pesquisas cujo interesse é internacional é muito importante para São Paulo e para o país. Trata-se de conhecimento cujo significado extrapola fronteiras”, concluiu.

Segundo o edital, a maioria dos trabalhos será apresentada por pesquisadores, mas a participação nas discussões estará aberta aos atores educacionais interessados nas questões abordadas, em especial, professores e estudantes.

As sessões programadas são:
– 10 de dezembro de 2021 – Brasil
– 21 de janeiro de 2022 – México
– 04 de fevereiro de 2022 – Argentina
– 18 de fevereiro de 2022 – França

Sempre no horário das 14h às 17h (horário francês) por Zoom, com tradução simultânea em francês/português (brasileiro)/espanhol.

O evento é gratuito e dá direito a certificado de participação. Inscreva-se aqui e receba o link por e-mail.